Principais diferenças entre os modelos de chuteiras Puma EvoSpeed e Puma EvoSpeed KL





Modelo revelado... primeiros esquemas de cores já divulgados... é chegada a hora de algumas informações começarem a ser divulgadas e confirmadas.

A mais relevante, até agora, é que o modelo Puma EvoSpeed terá duas versões: em material sintético, e em couro de canguru.


Diante disso, e com material em imagens suficiente, vamos analisar as principais diferenças entre os dois modelos, que chamaremos de Puma EvoSpeed, e Puma EvoSpeed KL, para efeito de diferenciação.

A primeira diferença entre elas é o peso.
A versão sintética pesa 188 gramas; já a versão em couro de canguru pesa 201 gramas, apenas 13 gramas a mais do que a versão sintética.
Considero o peso um ponto a favor da versão KL, já que o couro de canguru tende a ser muito mais pesado do que os atuais laminados sintéticos usados pelas fabricantes.


A segunda diferença é a parte superior do cabedal.
Olhando atentamente, a versão sintética parece ter uma peça única, o que elimina as costuras no cabedal, o que diminui drasticamente o peso. Exceção feita às costuras aplicadas no calcanhar, na parte que cobre o tendão de Aquiles. Possui, ainda, uma listra azul que vai do peito do pé até o bico da chuteira.
Já a versão KL, além de ser em couro de canguru, não tem essa listra azul, o que deixa o modelo com a sensação de que há "alguma coisa faltando".


A terceira diferença está no calcanhar.
Na versão sintética, a parte que cobre o tendão de Aquiles tem quatro sulcos na cor azul.
Na versão KL, os sulcos não existem, e a peça é mais curta do que na versão sintética.


A quarta diferença está na parte próxima aos cadarços.
Na versão sintética, existe um contorno ao redor dos cadarços; o que não há na versão KL.



A quinta diferença pode ser vista na parte inferior onde se localizam os cadarços.
A versão sintética tem o logotipo EvoSpeed; inexistente na versão KL.





A sexta diferença, e a que eu considero estar entre as mais importantes, é o que a fabricante chama de EverFit Cage.
A EverFit Cage, ao que parece, são pads emborrachados que evitam que o pé escorregue dentro da chuteira. As Adidas F50 adiZero têm algo similar.
Presente na versão sintética, a EverFit Cage não é encontrada na versão KL.
Pessoalmente não entendo porque a falta de um elemento importante como esse no modelo KL, elemento esse que pode prejudicar a performance do jogador, preocupado em manter a estabilidade em campo.




Outros pontos das duas versões não tem, ou se tem são poucas, diferenças.
Um deles é o solado, igual nas duas versões. A língua em ambos os modelos também tem diferenças pouco evidentes.




Uma coisa que chama a atenção são as travas do solado de ambos os modelos. Um olhar atento, e o leitor verá que a parte inferior das mesmas parece com impressões digitais, detalhe bem legal para quem gosta de minúcias.

Por fim, essas são em grande parte diferenças estéticas. Aos poucos, as informações técnicas vão sendo divulgadas e, paulatinamente, divulgaremos updates sobre as diferenças entre as versões.

Siga o blog no Twitter, curta nossa página no Facebook e participe da nossa comunidade no Orkut para saber das últimas atualizações. Você também pode adicionar o nosso Chat e conversar sobre o assunto.